METODOLOGIAS Six Sigma |
O que é?O Six Sigma é uma metodologia extremamente poderosa que, através de ferramentas estatísticas, simples mas eficazes, permitem Definir ["Define"], Medir ["Measure"], Analisar ["Analyse"], Melhorar ["Improve"] e Controlar ["Control"] processos, com o objectivo de alcançar e sustentar níveis de excelência operacional de forma contínua. O método Six Sigma foi desenvolvido nos anos 80 pela Motorola e projectado, mais tarde, pela General Electric. A sua natureza estatística procura transformar problemas em oportunidades de melhoria, de uma forma pragmática e robusta, de acordo com o ciclo seguinte: Tipicamente, surge ainda uma variante combinada em "Lean - Six Sigma" , como forma de agregar a optimização dos fluxos e rapidez de resposta, com a estabilidade e optimização dos processos. Para que serve?Na sua essência, o objectivo do Six Sigma é reduzir a variabilidade dos processos, aumentando, desta forma, a robustez operacional das organizações. Tem sido adoptado para reduzir os custos da não-qualidade e melhorar a capacidade dos processos [os famosos índices Cp e Cpk], aumentando o respectivo nível sigma. Um aumento do nível sigma (s) corresponde a uma melhoria significativa no desempenho. Por exemplo, um sistema de suporte informático que deva trabalhar 24 horas por dia e 365 dias por ano, mas que, na realidade, tenha paragens acumuladas de 24 dias e 9 horas, tem um nível de desempenho 3s. Através da metodologia Six Sigma, consegue-se atingir um nível de desempenho 6s e, desta forma, baixar para 1 minuto e 47 segundos de paragem total acumulada, em 365 dias! Associado à estabilização dos processos, o Six Sigma tem ainda sido escolhido por promover a transparência organizacional, estabelecendo uma linguagem técnica comum e transversal, que permite monitorizar e melhorar a performance. O Six Sigma apresenta ainda um forte potencial de aplicação ao nível da Inovação, como metodologia de suporte e complementar na Inovação de Processos, de acordo com a Norma NP 4457:2007. Onde se aplica?O Six Sigma tem uma aplicação transversal a todos os sectores de actividade, desde a indústria aeronáutica, empresas de serviços comerciais e até instituições financeiras. Tradicionalmente, tem sido utilizado por actividades mais sensíveis à variabilidade, com necessidades específicas de robustez face a mercados instáveis e/ou capacidades internas não optimizadas. Internamente, numa organização, o Six Sigma aplica-se a todos os níveis hierárquicos e funcionais, com diferentes graus de responsabilidade e intervenção operacional. Nesse sentido, devem-se ter em conta alguns factores críticos: empenho e liderança da Gestão de topo, formação e conhecimento da metodologia e suas ferramentas, selecção e definição dos projectos de melhoria [alinhados com a estratégia da empresa], infra-estrutura de implementação [pessoas, tempo e recursos] e, finalmente, seguimento de resultados. Nas áreas funcionais, o âmbito do Six Sigma inclui processos de fabricação, inovação, investigação, concepção de produtos e serviços, assim como actividades de âmbito financeiro e seguradoras, passando pela prestação de cuidados de saúde e Estado, com forte incidência nos processos operacionais. Como fazemos?A ProfitAbility Engineers segue a metodologia DMAIC [Define, Measure, Analyse, Improve e Control] na implementação e qualificação Six Sigma. A abordagem é simples, prática e eficaz e assenta no seguinte roteiro e principais fases: Os programas de implementação da metodologia Six sigma, da ProfitAbility Engineers:
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